O Comitê de Operações de Emergência em Saúde de Fortaleza de Minas – COES-FORTALEZA DE MINAS – COVID-19, definiu um conjunto de regras e ações que visam o enfrentamento ao CORONAVÍRUS. A principal ação visa a conscientização das pessoas para que sigam as orientações das equipes de saúde e para que tomem consciência da gravidade do momento. Todo mundo precisa saber que esse vírus provoca uma doença que pode levar à morte e a única forma de conter a epidemia…
O Comitê de Operações de Emergência em Saúde de Fortaleza de Minas – COES-FORTALEZA DE MINAS – COVID-19, definiu um conjunto de regras e ações que visam o enfrentamento ao CORONAVÍRUS.
A principal ação visa a conscientização das pessoas para que sigam as orientações das equipes de saúde e para que tomem consciência da gravidade do momento. Todo mundo precisa saber que esse vírus provoca uma doença que pode levar à morte e a única forma de conter a epidemia é se cada um fizer a sua parte.
Isolamento familiar, higienização constante das mãos, mudanças na forma de cumprimento entre as pessoas e isolamento social são consideradas as principais atitudes da população para conter o avanço do Coronavírus.
Para os casos em que houver necessidade de atendimento médico, a orientação é para fazer contato com a Agente de Saúde da área. Quem apresentar sintomas de febre, tosse, espirro, coriza e falta de ar, deve fazer contato com a Agente de Saúde da área. Ela está preparada para dar os encaminhamentos para melhor atendimento.
Se a agente de saúde não atender a ligação ou zapzap, o contato deverá ser feito com o PSF para que a própria agente de saúde ou outra pessoa do PSF providencie o atendimento. É de extrema importância que as pessoas sigam estas instruções e não se dirijam ao PSF ou Policlínica sem comunicar com a Agente de Saúde.
Se a pessoa for encaminhada para a Policlínica ou PSF não deve levar consigo familiares, principalmente crianças e idosos. Lembre-se que pessoas infectadas com o vírus poderão estar buscando atendimento nestes lugares e as unidades de saúde devem ser buscadas somente nas situações de urgência e emergência.
Os casos leves de manifestação da doença deverá ser tratado por meio de isolamento domiciliar, com acompanhamento das equipes médicas. Se o quadro for de falta de ar o paciente ou familiares deverão acionar imediatamente a Agente de Saúde.
Veja abaixo Nota da Prefeitura sobre o combate ao Coronavírus e telefones para contato:
Prefeitura Municipal de Fortaleza de Minas