FORTALEZA DE MINAS - A tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Fortaleza de Minas. foi encerrada no domingo, 27, com um grande encontro de ternos de Congo e Moçambique e Companhias de Reis. Ao todo, foram 21 grupos que se apresentaram na praça central da cidade, numa festa que teve início às 10h e só terminou às 22:00h.
A prefeitura de Fortaleza de Minas, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, ajudou na estruturação para a apresentação dos grupos folclóricos. Neste ano, a Prefeitura de Fortaleza de Minas realizou a entrega de caixas de congo para os dois grupos de congadeiros, que são bens inventariados do município. No total, foram entregues 21 caixas de congo, 30 calças e 500 metros de fita.
De acordo com o Prefeito Adenilson Queiroz, “esta ação visa manter viva a tradição do nosso município”. Além de colaborar com os grupos locais, a Prefeitura de Fortaleza de Minas cedeu o palco, duas grandes tendas e o som do evento, contribuiu para a alimentação de 1.300 foliões e entregou um troféu para cada grupo participante.
Compareceram à festa 12 ternos de Congo, de Carmo do Rio Claro, dois de Fortaleza de Minas, Ibiraci, Iguatama, Jacuí, Juruaia, Nova Resende e quatro de Passos; 3 ternos de Moçambique, sendo dois de Fortaleza de Minas e um de Santo Antonio da Alegria, e; seis companhias de Reis, representando as cidades de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Guaranésia, dois de Guaxupé e Petúnia (distrito de Nova Resende).
O prefeito de Fortaleza de Minas fez um balanço positivo da festa e se disse convicto de que a tradição permanecerá: “A festa de outubro carrega um fascínio que faz com que a tradição persista. Dezenas de pessoas voltam para rever amigos e parentes e vemos a paixão por Fortaleza e pelas manifestações culturais contagiando os mais novos. Trata-se de resistência da cultura popular. Isso é emociante”, disse Queiroz.
Fonte: Folha da Manhã, Edição Nº 10.699, 29/10/2019, Pagina 5.
Prefeitura Municipal de Fortaleza de Minas – Administração 2017/2020.
Desenvolvimento e Transparência