Fortaleza de Minas entrou no Circuito Regional da Queima do Alho em grande estilo. No último domingo, dia 16 de setembro de 2018, a Comitiva Cai e Pira, anfitriã da festa, recebeu o público local e mais 20 comitivas, sendo que do total 19 são da região e 2 do Estado de São Paulo. O evento realizado no Parque de Exposições João Batista de Melo contou com participação efetiva da Prefeitura, Câmara e Sindicato Rural de Fortaleza de Minas e do comércio local.
Estima-se que foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos, que foram doados ao Hospital Regional do Câncer da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
A Prefeitura ficou responsável pela estrutura de caminhão de som, banheiros químicos, tendas e barracas. A Comitiva Cai e Pira ficou responsável pela segurança do evento, que foi custeada com os recursos arrecadados com a cobrança do estacionamento. Por sua vez as comitivas ficaram responsáveis pelas comidas. O público presente se esbaldou com a fartura da incomparável culinária mineira: arroz, feijão, torresmo, canjiquinha, feijão tropeiro, carne na lata, costelinha de porco, suam, frango caipira, arroz com pequi, arroz carreteiro e caldo de mandioca. Tudo acompanhado de uma boa cachaça e, ao final, um delicioso arroz doce de sobremesa.
A Prefeitura de Fortaleza de Minas agradece a todos pelo envolvimento, que garantiu o sucesso de nossa festa. O circuito regional da Queima do Alho está em seu 8ª ano, sendo que esta foi a primeira realizada em Fortaleza de Minas. Devido o sucesso alcançado, podemos afirmar que veio para ficar. Foram mais de 3.000 pessoas presentes e nenhum incidente registrado.
Comitivas Presentes:
1. Alpinópolis – Festeiros da APAE
2. Bom Jesus da Penha - Coqueiros
3. Caconde (SP) – Casinha do Pé da Serra
4. Cássia – Santa Rita de Cássia
5. Delfinópolis – Cabresto de Ouro (Ponte Alta)
6. Fortaleza de Minas – Cai e Pira
7. Ibiraci – Amigos de Ibiraci
8. Ibiraci – Betinho das Panelas
9. Itamogi – Comitiva do Sargento Marcos
10. Itaú de Minas – Associação Cultural Tradição Mineira
11. Jacuí – Os derradeiros de Jacuí
12. Jacuí – Os Vidigal
13. Juruaia – Gente Boa Gente Fina
14. Monte Santo de Minas – Panela de Ferro
15. Pratinha – Amigos da Santa Cruz da Prata
16. São João Batista do Glória – Associação Esportiva Cavalo Ferradura de Ouro
17. São José da Barra – Barra Velha
18. São Sebastião do Paraíso – Comitiva Sem Qualidade – Queimada Velha
19. São Sebastião do Paraíso – Comitiva Tião Carreiro
20. São Sebastião do Paraíso – Nóis Trupica Mas Não Cai
21. Tapiratiba (SP) – Comitiva de Tapiratiba