Conheça nossa História

História da Cidade

Em meados do século XVII, Fortaleza de Minas teve sua origem ligada ao desbravamento da região por bandeirantes mineiros e paulistas à procura de ouro. Remonta ao início do século XVII, época em que os negros fugitivos do cativeiro nas lavras e fazendas de café agrupavam-se em quilombos, para conseguir sobreviver e resistir, armados, as expedições de captura dos capitães-do-mato. Conta a tradição oral que Fortaleza de Minas está exatamente onde existia um quilombo. Nele morreu um preto velho, que a crendice popular atribuía dons milagreiros sendo enterrado junto a um monte de areia com a afluência de romeiros á sepultura do preto velho, e a cruz foi substituída por um capela e ali surgiu o povoado de Santa Cruz das Areias. Deu-se inicio na Comuna em 1881 por Manuel Ferreira Queiroz, conhecido por Neca Lúcio. Ele doou uma parte do patrimônio e comprou outra com donativos que pedia pelas cidades vizinhas. Também doaram o patrimônio os senhores: ANTONIO CARDOSO DE BRITO E FERREIRA MUNIZ. O povoado iniciou na estrada da sede da fazenda, hoje denominada Rua Santa Cruz, onde foi construída a primeira casa a qual pertencia ao Sr. João de Melo. Muitos anos se passaram e em 04 de abril de 1891, pelo Decreto nº. 462, foi o arraial elevado a distrito, anexado ao município de Jacuí. Em 1903 recebeu o nome de Freguesia de Santa Cruz das Areias, devido o lugar existir uma cruz. Em 04 de abril de 1904 deu início na construção da Igreja Matriz, onde a padroeira era Nossa Senhora do Rosário. Em 1908 Santa Cruz das Areias possuía de 15 a 20 casas nas respectivas ruas em que hoje chamam-se: SANTA CRUZ, 1º DE MARÇO, TIRADENTES E LIBERDADE. Um dos primeiros melhoramentos que Santa Cruz das Areias teve foi uma escola, não existia documentos comprovando a data de sua instalação, após 1906 foi conhecida como Escola Pública de Instrução Distrital Mista, localizado onde funciona o prédio da Telemig, na época foi concedido pelo Vigário de Jacuí, que foi usado até 1933. Em 10 de novembro de 1923 foi instalado o correio, era levado para Jacuí pelo Estafeta JOÃO ALVES DE SOUZA, que ia à cavalo uma vez por semana, mais tarde foi transferido para Passos, à cavalo duas vezes por semana. O primeiro carro que nossa cidade possuiu pertencia ao Senhor Deodoro Alcântara de Queiroz. Em 1933 foi construído o Grupo Escolar Dr. Noraldino de Lima de 1ª a 4ª séries, a escola recebeu este nome em homenagem ao Secretário da Educação na época o DR. Noraldino de Lima, posteriormente hoje funciona de 1ª a 8ª séries e ensino Médio de 2º grau. Santa Cruz das Areias possuía apenas uma fase política e administrativa até sua emancipação com o nome de Fortaleza de Minas, no dia 01/03/1963 tomou posse como interventor o Sr. JOÃO QUEIROZ, por isso comemora-se o dia da cidade no dia 1º de março, dia da instalação do município. O nome dado ao novo município tem origem na Serra da Fortaleza, próxima à cidade, tendo sido acrescentado "DE MINAS" para diferenciá-la da Capital do Ceará.